Negócios do café: fruto inspira criação de rede social e até de cosméticos

Negócios do café: fruto inspira criação de rede social e até de cosméticos

De rede social para cafeicultores a produtos de beleza, empresários aproveitam o potencial do fruto para inovar no mercado.


Naiara Araújo (naiara@sfarming.com.br)

É na lavoura que começa a produção do café, mas nem sempre os caminhos e formatos até o consumidor final são os mesmos. Nesta terça-feira, dia 24 de maio, comemoramos o Dia Nacional do Café, com a história de três empresas que encontraram no fruto a inspiração para negócios inusitados. A primeira é uma rede social que conecta produtores de café e compradores de todo o mundo, a segunda funciona como um clube de assinaturas que entrega cápsulas de cafés gourmet. Já a terceira empresa ousou ao apostar num segmento distante da realidade dos cafeicultores, com a fabricação de cosméticos a base de café.

Rede social do café

Algrano, expressão que em espanhol significa direto ao ponto, nome escolhido pelos suíços Gilles Brunner, Christian Burri e Raphael Studer para batizar uma plataforma digital focada no mercado de café. Lançada em junho deste ano, a comunidade nasceu com o propósito de diminuir a distância entre produtores e torrefadoras que trabalham com grãos especiais.

A plataforma funciona como uma rede social do café e conta com 331 usuários cadastrados, sendo 135 produtores e 196 torrefadoras, de 45 países. Entre os cafeicultores, 80 são brasileiros, a nacionalidade com maior participação na comunidade. Isso já era esperado pelos empreendedores, já que o Brasil lidera a produção mundial de café, registrando uma produção de cerca de 42,15 milhões de sacas de 60 quilos em 2015.

O clube do café

A Moccato é um clube para consumidores de café em cápsulas. O assinante deve escolher quantas cápsulas e qual sabor gostaria de receber. Já que a venda ocorre sob encomenda, o modelo de comercialização permite que a empresa trabalhe com estoque zero de café e reduza o tempo entre a torra e a entrega ao cliente, o que garante um café fresco e de melhor qualidade para o consumidor.

A empresa promete entregar aos seus clientes cafés frescos todo mês a partir dos seis sabores de cápsulas compatíveis com todas as máquinas domésticas da marca Nespresso. De acordo com informações da Moccato, o processo de torra e entrega tem prazo máximo de sete dias. Os planos variam de R$ 51 a R$ 139,50 mais o valor do frete.

Cosméticos de café

A Kapeh é uma empresa fabricante de cosméticos feitos com óleo de café. Mineira de Três Pontas, Vanessa Vilela representa a sexta geração de cafeicultores da família e é quem comanda a empresa. Farmacêutica e bioquímica, ela descobriu nas pesquisas que o grão de café tem substâncias antioxidantes que são benéficas para a pele.

Vanessa fabrica cosméticos feitos com óleo e extrato de grãos de café verde, colhidos na fazenda Rancho Fundo, que pertence à sua família. “As mulheres querem cosméticos que tragam um bom resultado, mas da forma mais natural possível. Em vez de corantes e essências sintéticos, podemos usar extratos naturais”, diz. “Existe uma tendência de buscar produtos mais sustentáveis e há muitas matérias-primas do agronegócio que podem ser exploradas.”

Artigo original da SF Agro: http://sfagro.uol.com.br/empresas-lucram-com-diferentes-formas-de-vender-cafe/


Viva esse sabor


Florenciano Café Máquinas



Telefone: (51) 3237 – 6090

Telefone: (51) 3574 – 3378

Whatsapp: (51) 9933 – 51028

cristiano@florencianocafe.com.br


Rua Arabutã, 22 – Loja 1 e 2, Porto Alegre – RS


Entre em Contato


Leave a Comment